Fevereiro 26, 2019 SAÚDE MULHER – EPISIOTOMIA NO PARTO NORMAL

SAÚDE MULHER – EPISIOTOMIA NO PARTO NORMAL

Sabia que o corte que lhe fizeram durante o parto poderá não ser assim tão “inofensivo”?

episiotomia consiste num corte cirúrgico do  Períneo ou  Pavimento Pélvico durante o parto normal. O objetivo deste procedimento cirúrgico seria facilitar a passagem da bebé durante a fase de expulsão, nos casos em que a abertura do canal vaginal não fosse suficiente.

Atualmente, Portugal é um dos países da Europa onde este procedimento émais vezes realizado, atingido valores acima dos 70% nos nossos hospitais.

A episiotomia poderá ser por incisão mediana ou médio-lateral, sendo que a mediana tem o risco de haver comprometimento do ânus.  A mais comum será a incisão médio-lateral.

períneo, durante a incisão médio-lateral, normalmente, é seccionadonas seguintes estruturas:
– Pele
– Fáscia
– Epitélio Vaginal (mucosa)
– M. Bulbocavernoso
– M. Transverso Superficial do Períneo

São raras as vezes em que as mulheres submetidas a episiotomia são indicadas para tratamento da cicatriz
A cicatriz não é valorizada e somente é tido em conta o fato desta cicatrizar bem ou não. O que se verifica realmente, como irei abordar noutra publicação, é que uma cicatriz  tem grandes implicações no corpo, pois criam retrações do tecido (aderências), produzindo muitas vezes sintomas à distância.

Como uma episiotomia afeta todo o equilíbrio do pavimento pélvico, pode-se esperar vários problemas associados, tais como:
– Alterações de sensibilidade da cicatriz: hipersensibilidade, falta de sensibilidade, dor, picadas, mal estar, calor, etc.
– Limitação da mobilidade pélvica, ancas, zona abdominal e coluna vertebral, como por exemplo hérnias de disco por diminuição da lordose lombar
– Hemorróides
– Obstipação
– Flatulência
– Prolapsos vaginais
– Incontinência urinária
– Dismenorreia (cólica menstrual) e/ ou alteração da menstruação
– Alterações  da sexualidade (libido, dor, prazer)
– Alterações da flora vaginal
– Problemas de toxicidade que podem provocar fungos, como por exemplo cándidas (candidíase)

Temos um tratamento especializado do pavimento pélvico e cicatriz da episiotomia ao seu dispor. Apostamos numa intervenção o mais precoce possível, mas também em cicatrizes crónicas que já levam anos sem serem tratadas.

Através deste tratamento estaremos não só a melhorar a saúdebem estar e qualidade de vida da mulher, mas também a prevenir o aparecimento de outros problemas associados.

Recupere a saúde genital e o prazer sexual que merece.
Marque já a sua consulta AQUI.

CASIMIRO PINTO

+Terapias
+Por si