Fevereiro 26, 2019 MASTECTOMIA – REABILITAÇÃO

MASTECTOMIA – REABILITAÇÃO

Mastectomia é o termo médico utilizado para a remoção de uma ou ambas as mamas, podendo esta ser:
– Subcutânea – retira-se apenas a glândula mamária, conservando-se a todas as estruturas subjacentes, tais como músculo peitoral e suas aponeuroses, pele e complexo aréolo-mamilar
– Simples – retira-se apenas a glândula mamária, complexo areolar e aponeurose do músculo peitoral
– Radical modificada – retira-se a glândula mamária e realiza-se uma linfadenectomia axial, preservando-se um ou ambos os músculos peitorais
– Radical ou Halsted – retira-se a glândula mamária, músculos peitorais e realiza-se uma linfadenectomia axilar completa. 

Muito frequente, é a perda de mobilidade e amplitude de movimento do ombro, assim como edema crónico (inchaço no braço).

Em qualquer dos casos, há sempre uma lesão da pele (tecido conjuntivo) e fáscia (tecido conectivo) devido à incisão realizada durante a cirurgia, provocando assim, cicatrizes superficiais e profundas, ou seja, zonas de hipomobilidade (restrição de movimento).

O tecido conjuntivo e o tecido conectivo possuem movimento e elasticidade, graças às sua fibras elásticas (elastina). 
Sempre que há um corte/lesão nestes tecidos, devido a uma cirurgia, queimadura, vacinas, epidural, piercings, entre outros, vai gerar uma perda das suas capacidades naturais de elasticidade e irá provocar:
– aumento de aderências entre os diferentes planos
– restrição de movimento
– acidificação da zona por perda de capacidade de drenar fluidos
– adaptações posturais 
– sintomas à distância, entre outros.

O tratamento da cicatriz de uma mastectomia poderá diminuir muitos sintomas e aumentar a qualidade de vida da mulher pós-mastectomizada, pré e pós cirurgia estética para implante mamário.

Uma mastectomia é uma intervenção bastante traumática para a mulher, afetando não só a parte física emocional, mas também a parte química e energética

Por isso, poderá começar já a recuperar toda a saúde e qualidade de vida que perdeu com a sua intervenção cirúrgica. Além da consulta que tem disponível para  si, ainda poderá complementar o seu tratamento, recuperando ainda mais rápidamente, com:
– Cápsula de Photon
– Hidroterapia de cólon
– Ozonoterapia

Entendo que a mastectomia seja um processo delicado para si e, por isso mesmo, estou AQUI disponível para a ajudar a recuperar o mais rapidamente possível.

Até já:)

CASIMIRO PINTO

+Terapias
+Por si